Veramente você pode gostar disso...
Deixe seu comentário
Descubra veramente como um italiano
As igrejas italianas estão entre as mais belas encontradas no continente europeu e em todo o mundo. O país, que é referência em arquitetura, arte e história, também é lar do Vaticano, menor país do mundo e sede da igreja católica. Logo, pode-se esperar encontrar as mais belas catedrais, carregadas de histórias e de muita riqueza. E quem espera por isso, não está errado. De fato, a Itália é uma das melhores opções para quem deseja conhecer igrejas ricas e suntuosas.
Se esse é o seu caso, convidamos você para ler o nosso artigo de hoje, pois traremos uma lista com 8 principais igrejas italianas que são um espetáculo e merecem ser conhecidas pessoalmente. Então, continue lendo para ter um roteiro de passeios completo.
Chamada pelos locais de Basilica di San Pietro, possivelmente essa seja a igreja mais importante do mundo para as pessoas de fé católica. Ela está localizada no Vaticano, que fica no coração de Roma, sendo um dos maiores pontos turísticos do local.
É de lá que o Papa faz boa parte de seus pronunciamentos e cerimônias, como é o caso da missa do galo, que ocorre no Natal. A estrutura possui uma arquitetura renascentista, mas também apresenta influências do período barroco. Ela foi construída entre 1506 e 1626 e acredita-se que o local escolhido é onde foi enterrado São Pedro, um dos apóstolos de Jesus Cristo.
Trata-se de uma das mais famosas igrejas italianas, carregando uma forte influência da cultura oriental, o que pode ser visto em sua arquitetura bizantina. A construção foi finalizada em meados do século XI, onde já havia uma igreja, mas que foi substituída pela que conhecemos hoje.
Atualmente, a catedral é um dos maiores pontos turísticos da cidade, abrigando 8.000 metros quadrados de mosaicos que cobrem a superfície do local. De fato, a opulência da construção chama atenção, uma vez que há bastante ouro e relíquias à mostra, fazendo dessa uma das mais ricas igrejas italianas.
Também localizada em Roma, a basílica de Santa Maria Maggiore conta com uma história peculiar. Segundo é dito, ela teria sido construída após uma visão da Virgem Maria indicar o melhor local. Sua concretização se deu no século IV, durante o pontificado do Papa Libério.
No local, pode-se avistar uma mistura de estilos, como românico, gótico e barroco. Isso dá uma aparência única para a construção. Além disso, vale destacar que essa igreja abriga a capela Sistina, lar do famoso teto pintado por Michelangelo e uma das obras de arte mais famosas de todos os tempos.
Essa é uma das maiores e mais importantes igrejas da cidade de Florença, carregando a história da província, refletida em seu estilo gótico, marcado pela imponência. Sua construção se deu entre os séculos XIII e XV, e seu intuito inicial era abrigar a comunidade dominicana em Florença, se tornando um grande marco do laço cultural entre os dois povos.
A Basílica, que é um prato cheio para os amantes de arquitetura e arte, abriga uma farmácia histórica, a capela dos espanhóis e o claustro verde, um espaço para descanso. Além disso, o monumento é ricamente ornamentado, abrigando diversos artefatos valiosos e obras de arte.
Situada na Piazza del Popolo, essa basílica foi construída no século XI, por ordem do Papa Pascoal II, no local onde ficava um grande carvalho, na época, conhecido como uma árvore pagã. Ela é uma homenagem à Virgem Maria, o que pode ser visto nas imagens da santa expostas em seu interior.
Uma das características que mais chama atenção são as capelas laterais, que são decoradas com bastante luxo. Elas foram encomendadas por famílias nobres de Roma e abrigam pinturas, esculturas e monumentos funerários de grandes artistas italianos, como Caravaggio, Rafael, Bernini e Pinturicchio.
Como o nome indica, essa igreja é uma homenagem a São Francisco de Assis, que é o santo padroeiro da Itália. Nesse sentido, a construção da igreja teve início logo após a canonização do santo, o que ocorreu no século XIII.
A construção é composta por duas igrejas superpostas: a Basílica Inferior (Basilica Inferiore) e a Basílica Superior (Basilica Superiore). A Inferior é a mais antiga e simplória, enquanto a Superior é de estilo gótico e apresenta um interior mais elaborado. Além disso, a basílica abriga o túmulo do santo que dá nome à igreja, que é aberto à visitação.
Essa é certamente uma das igrejas italianas mais famosas, por isso é parada obrigatória para quem passa por Milão. A catedral é considerada uma obra-prima da arquitetura gótica, sendo reverenciada pelos amantes desse estilo. Ela é um símbolo da grandeza de Milão, o que fica nítido em suas proporções.
A construção levou séculos para ser finalizada, dada sua grandeza. Hoje, o local possui inúmeras torres, mais de 3 mil estátuas, 45 metros de altura e pode abrigar até 40 mil pessoas. Do topo da torre principal, que tem mais de 100 metros, é possível ter uma vista panorâmica da cidade.
A Basílica de Santa Maria del Fiore, também conhecida como Duomo di Firenze, é uma das igrejas italianas mais famosas e um ícone de Florença, sendo um dos principais marcos da cidade. A construção da basílica começou no final do século XIII e levou vários séculos para ser concluída e é considerada uma das obras-primas do Renascimento italiano.
Entre os principais pontos marcantes da igreja, o que mais se destaca é a vista panorâmica da cidade de Florença, que pode ser observada do alto da cúpula da catedral. Além disso, vale a pena conhecer a rica fachada, decorada de mármore e painéis com esculturas, os vitrais no interior da construção, o batistério de São João.
Viu só como as igrejas italianas são um espetáculo à parte e definitivamente merecem uma visita em pessoa? A melhor notícia é que essas são apenas algumas das inúmeras igrejas da Itália que são verdadeiros pontos turísticos. Estima-se que o país possua cerca de 100 mil igrejas, e todas elas tem uma história fascinante para contar!
Mais uma dica extra: que tal aproveitar e descobrir quais são as 5 melhores cidades para trabalhar na Itália e tirar seu sonho do papel?!
Arrivederci!
Oi, eu sou a Lilian. Tive a oportunidade de morar na Itália por 5 anos e quero compartilhar essa experiência com vocês. Neste blog eu vou contar tudo o que aprendi neste lugar tão cultural com dicas e informações preciosas através de um relato pessoal. Andiamo con me in questa vera esperienza?
Descubra veramente como um italiano