Veramente você pode gostar disso...
Deixe seu comentário
Descubra veramente como um italiano
O teatro italiano tem uma longa história e deixou seu legado entre as artes mais populares do país, que é reconhecido em todo mundo por sua contribuição cultural. O teatro esteve presente no país desde a antiguidade, tendo passado pela idade média, moderna e até pela época contemporânea.
Em todos esses anos, um número inestimável de pessoas deu sua contribuição para que essa arte chegasse ao mais alto patamar de prestígio e reconhecimento. Se esse assunto lhe interessa, nós te convidamos a fazer uma viagem pela história do teatro italiano e conhecer os maiores nomes desse movimento. Boa leitura!
Os primeiros registros do teatro italiano remontam à antiguidade clássica. No entanto, não há tantas informações disponíveis, dado o tempo e dificuldades de registro da época. Porém, pode-se ver que essa arte é popular no país há muitos séculos, sendo uma das bases da cultura italiana.
Já durante a Idade Média, as performances teatrais eram frequentemente realizadas em igrejas, como parte das cerimônias religiosas. Além disso, elas também eram apresentadas em locais públicos, como praças e feiras para entreter os nobres, mas também o povo.
O teatro renascentista na Itália teve um papel de destaque na evolução do teatro europeu, no século XVI, que ficou marcado pelo Renascimento. Na época, os dramaturgos e atores puderam aproveitar as mudanças que a sociedade passou a incorporá-las aos seus espetáculos.
O teatro italiano foi marcado pela época chamada de “commedia dell’arte”, que surgiu em Veneza. Essa era uma forma de espetáculo mais popular com personagens estereotipados, improvisação e comédia marcante.
Esses personagens incluíam Arlequim, Pantalone, Doutor, Colombina, entre outros. Nesse sentido, muitos dos elementos da commedia dell’arte continuam a ser usados no teatro e na cultura popular da Itália e até mesmo de outros países até hoje.
Já no final do século XVIII e início do século XIX, o teatro italiano passou por outra transformação importante, que foi o surgimento do melodrama. Esse conceito refere-se a um tipo de teatro com forte apelo emocional, geralmente com um enredo de amor, traição e tragédia, criado para emocionar o público.
Chegando aos séculos XIX e XX, o palco italiano continuou a evoluir e produziu uma série de dramaturgos influentes, incluindo Luigi Pirandello, Carlo Goldoni e Dario Fo. O teatro italiano moderno é conhecido por sua sofisticação, o que pode ser visto nos espetáculos de alto nível do país.
O teatro italiano sendo tão influente, não é de se surpreender que haja grandes nomes dessa arte no país, tanto em dias atuais quanto aqueles que viveram e fizeram história em gerações passadas. Conheça alguns dos principais atores do país:
Assim como os atores italianos marcaram época, o mesmo pode ser dito dos dramaturgos, responsáveis por escrever as mais belas peças exibidas no país. Alguns deles são:
Graças à rica tradição teatral, a Itália possui muitos teatros históricos e importantes em todo o país, entre eles:
E você, já conhecia todas essas curiosidades sobre o teatro italiano? É provável que não, afinal esse país é sempre uma caixinha de segredos que revela mistérios maravilhosos! Então, que tal aproveitar e aprender a preparar a autêntica soda italiana?! Você vai se surpreender!
Arrivederci!
Oi, eu sou a Lilian. Tive a oportunidade de morar na Itália por 5 anos e quero compartilhar essa experiência com vocês. Neste blog eu vou contar tudo o que aprendi neste lugar tão cultural com dicas e informações preciosas através de um relato pessoal. Andiamo con me in questa vera esperienza?
Descubra veramente como um italiano