Veramente

COMO A ITÁLIA SE TORNOU O MAIOR PRODUTOR DE VINHO DO MUNDO E QUAIS OS MELHORES ATÉ HOJE?

Lilian Ferro27 de setembro de 2022 por Lilian Ferro
Compartilhe

COMO A ITALIA SE TORNOU O MAIOR PRODUTOR DE VINHO DO MUNDO E QUAIS OS MELHORES ATE HOJE

Os amantes de uma bebidinha que o digam, mas nada melhor do que uma taça de vinho ao fim do dia ou naquela confraternização especial, não é mesmo?

Todos os anos há algumas pesquisas para metrificar as fabricações de vários produtos e com os vinhos não seria diferente.

Recentemente a Itália foi considerada o país maior produtor de vinho do mundo, passando a frente de outros 2 países europeus, França e Espanha.

Mas para a Unione Italiana Vini, que é um órgão do país italiano que reúne mais de cento e cinquenta mil fabricantes, a Itália é o maior produtor de vinho do mundo. Pelos dados, um quinto do vinho produzido globalmente vem da Itália, isso equivale a 18,5%. Eles produzem quarenta e nove milhões, sessenta e seis mil hectolitros ao ano. 

O país voltou a ser um dos maiores produtores de vinho do mundo faz alguns anos. Mas em 1986 várias pessoas foram envenenadas por um vinho da Itália que estava adulterado. Após esse incidente demorou um tempo até seu nome voltar para os primeiros do ranking.

Nesse artigo te mostraremos como a Itália virou o maior produtor de vinho do mundo e quais são os melhores do estoque.

CTA 2

A história do maior produtor de vinho do mundo

Se você acha que a Itália é o maior produtor de vinho do mundo desde agora, se engana. O país passou a solidificar seu nome desde muito tempo.

Retrocedendo até os primeiros momentos da produção vinícola, quem deu o pontapé inicial na fabricação dessa bebida foram os fenícios, que passaram a prática aos gregos, que apuraram o processo de produção e disseminaram a bebida nos comércios.

Quando as cidades-estados gregas passaram a crescer e colonizar outros locais ao redor do mediterrâneo, a cultura do vinho transitava junto a seus exércitos.

Assim que uma colônia era conquistada, os gregos plantavam vinhas para comercializar. A Sicília e o sul da Itália desenvolveram as primeiras colônias e os colonizadores a chamavam de Enotria, que quer dizer a terra dos vinhos.

Depois dessa introdução, o vinho foi subindo a bota, que é o formato da Itália e chegou até Roma.

A civilização romana adotou a cultura de vinhos para si, cultuando um Deus próprio denominado Baco.

A base deles para se tornar o maior produtor de vinho do mundo, foi o povo grego. Eles somente formalizaram os métodos de cultivo até que o terroir ganhou reconhecimento e criou safras célebres, sendo que em 121 A.C surgiu a mais famosa.

Além de ser o maior produtor do mundo de vinhos, o império italiano difundiu o cultivo das vinhas, espalhando videiras por toda Europa.

A geografia da Itália para produzir vinhos

A Itália é um dos raros países que possui uma vasta diversidade de vinhos incomparáveis, com terroirs diferenciados e várias uvas autóctones.

Existem 20 regiões principais e elas trazem sua cultura, tradição e essência dos vinhos.

Em relação com a geografia, o maior produtor de vinho do mundo tem intermináveis possibilidades para fabricar vinhos divinos.

A topografia é peculiar e composta por uma grande espinha montanhosa que se desdobra até os Alpes protegidos até perto do norte da África, procedendo em todas as combinações almejadas de elevação, latitude e exposição solar, que trazem uma multiplicidade de estilos de vinhos que pode ir dos mais leves e frutados como o Pinot Grigio da Sicília, aos mais encorpados e tânicos, Barolo, fabricado no Piemonte.

Nos anos 60, a Itália iniciou a implementação de um modo mais moderno de fabricar vinhos. No meio desse processo a produção passou a obter um caráter próprio.

Nesse mesmo momento, o governo italiano criou um sistema de denominação de origem que garante a procedência geográfica do vinho. Dentro do sistema existem as seguintes denominações:

  • Denominazione di Origine Controllata (DOC): delimitação geográfica restrita, autorização de castas particulares para a fabricação;
  • Denominazione di Origine Controlatta e Garantita (DOCG): além de desempenhar as condições das DOC, os vinhos precisam passar por uma prova de degustação pelo Ministério da Agricultura;
  • Indicazione Geografica Tipica (IGT): compreende territórios maiores e tem regras de produção mais brandas que as anteriores.

As melhores fabricações do maior produtor de vinho do mundo

Para você que é iniciante no mundo dos vinhos, devemos começar pelos Clássicos. O maior produtor de vinho do mundo tem uma vastidão e os primeiros a aparecerem por aqui são os do norte da Itália. Duas regiões se destacam nesse quesito.

A primeira é o Vêneto, que é uma das maiores localidades fabricantes da Itália e possui exemplares como o Prosecco, espumante produzido pelo método Charmat, e Amarone della Valpolicella, vinho sofisticado feito com uvas parcialmente secas.

A segunda localidade é Piemonte, onde fica o clássico Barolo que é elaborado com a uva Nebbiolo.

Na área central do maior produtor de vinho do mundo, temos a Toscana, que a uva principal é a Sangiovese, responsável pela fabricação do famigerado Chianti. Já abaixo está o ilustre Brunello di Montalcino, que é produzido com uma cópia da Sangiovese, denominado Sangiovese Grosso ou até mesmo de Brunello. Por causa do clima mais quente, os vinhos de Montalcino são mais intensos, comparados aos de Chianti.

Já na parte sul da Itália, o tempo é muito quente e seco, fazendo as uvas amadurecerem bastante. Assim, elas desenvolvem aromas e sabores frutados mais vivos. Existem duas regiões que se destacam: Puglia, de onde vem os apetitosos vinhos elaborados com a uva Primitivo e a Sicília, que fabrica brancos leves e refrescantes.

Há muitos outros ambientes na Itália, o maior produtor de vinho do mundo que elaboram bebidas incríveis. Ao se aprofundar no assunto, será possível descobrir diversas iguarias para provar ao longo da vida.

Lilian Ferro

Lilian Ferro

Oi, eu sou a Lilian. Tive a oportunidade de morar na Itália por 5 anos e quero compartilhar essa experiência com vocês. Neste blog eu vou contar tudo o que aprendi neste lugar tão cultural com dicas e informações preciosas através de um relato pessoal. Andiamo con me in questa vera esperienza?

Deixe seu comentário

Descubra veramente como um italiano

Pesquise no blog

Assista nossos vídeos no Youtube

Inscreva-se no nosso canal