Morar em Roma é o sonho de muitas pessoas, especialmente aquelas que amam a cultura italiana e querem vivenciá-la de perto. Se esse é o seu caso, é importante que você também saiba o que te espera do outro lado do oceano, quais são as diferenças culturais e também os melhores bairros para viver.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para esclarecer essa e outras dúvidas sobre a vida em uma das cidades mais encantadoras do mundo. Então, fique conosco até o final para não perder nada e entender como é viver na capital italiana. Boa leitura!
Um rápido olhar sobre a cidade de Roma
Roma é a capital da Itália, uma cidade repleta de história, arte e riquezas arquitetônicas. Frequentemente, ela é referida como um museu a céu aberto, graças aos seus mais de 2.500 anos de história e seus monumentos que contam a história da civilização ocidental. Desde o Coliseu até o Vaticano, passando pelos fóruns romanos e pelas ruas estreitas do centro histórico, cada esquina de Roma revela um pedaço fascinante do passado.
Roma é uma cidade com uma vida cultural rica e agitada, assim como seus moradores. Museus, restaurantes, bares, passeios e outros entretenimentos são populares por lá. A cidade também é palco de eventos culturais ao longo do ano, incluindo óperas, concertos e exposições de arte.
Além disso, a gastronomia romana é famosa em todo o mundo. E os moradores podem aproveitar em primeira mão pratos deliciosos, como pasta carbonara, pizza romana e gelato.
Por que morar em Roma?
Antes de falarmos sobre como morar em Roma, que tal falarmos sobre o porquê fazer isso? Veja alguns dos principais motivos para fazer dessa cidade a sua casa:
Roma é uma cidade rica em história e cultura. Você encontrará artefatos que estão ali há milhares de anos, isso vai garantir uma experiência ímpar para os amantes de história e das artes;
Os romanos são conhecidos por apreciar a boa comida e vinhos finos. Logo, quem morar na cidade terá acesso a alguns dos restaurantes mais tradicionais da Europa, podendo experimentar pratos famosos em todo o mundo;
A grande cidade também é um centro cultural vibrante, com uma infinidade de museus, galerias de arte, teatros e eventos culturais ao longo do ano. Você terá a oportunidade de apreciar obras que provavelmente não teria acesso em nenhuma outra parte do globo, mesmo apenas no centro da cidade;
Morar em Roma oferece a vantagem de estar em uma localização central na Europa, facilitando as viagens para outros destinos populares. Isso, associado ao valor relativamente baixo das passagens, permite que você conheça a Europa inteira com mais facilidade;
Roma oferece uma excelente qualidade de vida. A infraestrutura da cidade é amplamente satisfatória, incluindo transporte público, saúde, segurança, emprego e entretenimento.
5 melhores bairros para morar em Roma
Veja a lista dos principais bairros para morar em Roma:
1- Centro
O Centro Histórico é o coração histórico de Roma, onde você encontrará o Coliseu, o Fórum Romano, a Fonte de Trevi e muitos outros marcos famosos. É uma área movimentada e repleta de atrações turísticas.
2- Trastevere
Localizado no lado oeste do rio Tibre, Trastevere é um bairro encantador conhecido por suas ruelas estreitas, praças pitorescas e vida noturna animada. Esse é um ótimo lugar para encontrar restaurantes tradicionais, bares e cafés acolhedores.
3- Monti
Monti é um bairro boêmio e descolado, situado entre o Coliseu e a Estação Termini. Ele é conhecido por suas ruas de paralelepípedos, boutiques da moda, galerias de arte e uma atmosfera descontraída. Aqui você também encontrará o Fórum de Trajano e a Basílica de Santa Maria Maggiore.
4- Testaccio
Anteriormente um bairro operário, Testaccio se transformou em um centro vibrante de vida noturna, restaurantes e cultura contemporânea. É famoso por sua gastronomia, especialmente pela comida romana tradicional.
5- Parioli
Parioli é um bairro residencial elegante e exclusivo, conhecido por suas amplas avenidas arborizadas e edifícios de luxo. É uma área popular entre a classe alta de Roma e abriga algumas embaixadas estrangeiras.
Principais diferenças culturais encontradas em Roma
Como é de se esperar existem várias diferenças culturais entre o Brasil e Roma, o que pode causar estranhamento no início, mas que tende a diminuir com o tempo e o costume. Mas a vida em Roma vale a pena, principalmente quando você é bem adaptável e consegue, por exemplo, aprender italiano. Dito isto, aqui estão algumas das principais distinções:
Idioma: a diferença mais óbvia é o idioma. No Brasil, a língua oficial é o português, enquanto em Roma, como em toda a Itália, é falado o italiano. Por isso, é importante que vocêaprenda a falar italiano, mesmo que sozinho;
Estilo de vida: no Brasil, especialmente em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, o ritmo pode ser mais acelerado, com ênfase em aproveitar a vida, festas e reuniões sociais. Em contraste, em Roma, as pessoas tendem a ter um ritmo mais tranquilo, valorizando o tempo para desfrutar seu dia;
Alimentação: a culinária brasileira e a italiana são únicas, mas diferentes. Provavelmente, essa seja a diferença mais fácil de lidar e adaptar-se, uma vez que a cozinha da Itália é um deleite para os sentidos;
Religião e tradições: em Roma, o lar do Vaticano, o catolicismo é enraizado na cultura e na vida cotidiana, e as tradições religiosas são comuns em todas as épocas do ano. Como o Brasil também possui forte influência católica no dia a dia, isso tende a ser uma adaptação tranquila.
Viu só como morar em Roma pode ser uma realidade para você? Se esse é o seu sonho, recomendamos que continue acompanhando os conteúdos do nosso blog, pois somos tão apaixonados pela Itália quanto você!
Oi, eu sou a Lilian. Tive a oportunidade de morar na Itália por 5 anos e quero compartilhar essa experiência com vocês.
Neste blog eu vou contar tudo o que aprendi neste lugar tão cultural com dicas e informações preciosas através de um relato pessoal.
Andiamo con me in questa vera esperienza?