Se você tem uma família italiana, sabe que há algumas histórias típicas contadas durante a infância. Caso você não seja de uma família italiana, mas queira introduzir a cultura italiana no cotidiano de seus filhos, você pode iniciar a contação das lendas italianas.
Há muitas lendas italianas interessantes que trazem lições e uma forma de levar as crianças a outro patamar de imaginação.
Lendas Italianas: o lago Arco-Íris
O lago Carezza está no pé do Maciço Latemar, nas Dolomitas italianas. Esse é um lugar paradisíaco com uma vista de tirar o fôlego – cercado de montanhas de neve e pinheiros muito altos. A lenda italiana tem esse nome porque esse lago é muito colorido. Ela conta que havia uma bela ninfa que ficava sentada à beira-mar, cantando para ela mesma.
Certo dia, o feiticeiro de Masarè que viajava por perto, a ouviu e se apaixonou. O problema é que toda vez que alguém se aproximava, ela sumia. Nem mesmo a magia desse rapaz poderia segurá-la.
Uma bruxa o aconselhou a instalar um arco-íris que ia de Catinaccio às montanhas Latemar, a fim de atrair a moça. Porém, ela percebeu e ele quebrou o feitiço no lago, criando todas essas cores.
Lendas Italianas: La Sarneghera
Próximo à cidade de Brescia, fica o Lago Iseo e a ilha de Monte Isola. Nos tempos de verão, um fenômeno meteorológico acontece – mais precisamente, fortes tempestades vindas do sudoeste do lago. Elas foram denominadas ‘La Sarneghera’ pelos moradores de lá.
A história que conta essa lenda italiana é a de que, durante a Idade Média, uma mulher foi prometida a um grande nobre do lugar. Porém, ele era mais velho e ela foi contra sua própria vontade. Nesse meio tempo, a moça caiu no lago, mas foi resgatada por um pescador.
Os dois se apaixonaram. Entretanto, no momento em que seu pai soube sobre o relacionamento, ele ordenou que ela fosse mantida presa até o dia do casamento. No derradeiro dia, o pai deixou que ela visitasse o lago, mas, também nesse mesmo dia, ele mandou que matassem o pescador. Assim, a jovem viu seu amor sendo assassinado e se jogou no lago. Dizem que as tempestades são revoltas porque clamam por vingança.
Lendas Italianas: tesouro de Alaric
Após 800 anos sem capturas, Roma foi tomada pelo rei dos Visigotos Alaric. Esse fato ocorreu quando o estrangeiro foi se aventurar pelo norte da África. No meio da viagem, ele precisou recuar pela Calábria, com sua tropa, por conta de uma tempestade.
Mas algo trágico aconteceu. Assim que eles chegaram na Cosenza dos dias modernos, o rei faleceu. Os escravos de sua tropa desviaram o rio Busento, para fazer uma tumba que coubesse todos os seus tesouros, cavalo e diversas riquezas que conquistou durante a vida.
Quando a tumba foi montada, o rio foi redirecionado. A tumba, que estava coberta de água, teve seu local exato mantido em segredo.
Dessa forma, durante o século XVIII, vários exploradores tentaram desenterrar esse monumento, mas não obtiveram sucesso. Assim, surgiu a nova teoria de que a tumba estava localizada na confluência dos rios Caronte e Canalicchio.
Lendas Italianas: as quedas de mármore
Contaremos outra das lendas italianas mais incríveis que pode ser passada a seus filhos. Próximo à cidade Terni, a Cascata delle Marmore (cachoeira de mármore) é considerada a cachoeira artificial mais alta da do planeta. Ela contém por volta de 165 metros de altura.
A cachoeira foi projetada nos tempos romanos, porém há teorias alternativas para sua queda. A lenda diz que uma ninfa com nome de Nera se apaixonou por um pastor que chamava Velino. Mas esse amor deixou a deusa Juno tão furiosa que ela transformou a ninfa em um rio.
Como o amor entre os dois era inquebrável, o belo Velino se atirou do alto do penhasco ao rio para ficar com sua donzela. As quedas da cachoeira foram formadas em memória desse amor, que dura para sempre.
Nos dias de hoje, as cataratas são um ponto turístico muito visitado e, por isso, há diversos caminhos para os transeuntes passarem e observarem as belezas do local.
Lendas Italianas: La Befana
A maior parte das representações modernas de La Befana são vistas em livros históricos e bonecas conhecidas. Ela é montada como uma pessoa idosa, além de estar enrolada em um xale escuro com um lenço na cabeça. Para completar seus trajes, está carregando uma vassoura.
Na canção popular que retrata a mulher, ela não é a bruxa má que devora crianças como João e Maria, mas sim uma senhora com um sorriso no rosto levando uma cesta cheia de comidinhas.
Diante dessa história, ela é conhecida como a bruxa do Natal por conta dessa caracterização. A bruxa também é muito relacionada a Sabine, uma outra bruxa que tinha fama de ser protetora das crianças.
Existe um conto específico que contém algumas variações em relação aos três reis da epifania, o que explica a vassoura.
A lenda conta que, enquanto a mulher varria a casa, ela viu um brilho de uma luz no céu à noite. Apesar disso, ela logo voltou ao trabalho, porque era uma boa governanta.
Depois do aparecimento da estrela, os três reis chegaram para visitá-la, o que, com certeza, a surpreendeu. Pelo que aparenta, eles se afastaram do caminho, até um simples estábulo em Belém.
Por isso, pediram que Befana os instruíssem. Contaram que seguiram conselhos de astrólogos reais, pois desejavam levar presentes para homenagear o bebê.
Ela ficou relutante para ajudá-los a chegar, já que não queria deixar seu trabalho pela metade, então, ofereceu abrigo para que passassem a noite.
Após partirem na manhã seguinte, ela voltou atrás e tentou correr para alcançá-los, mas não conseguiu, e, assim, ficou vagando com a vassoura e a cestinha de guloseimas.
Conclusão
Como você pôde ler, há várias lendas interessantes para contar às crianças. Isso é muito importante para estimular a criatividade e imaginação. Se você conhecer mais alguma história, conte-nos.
E se você nunca foi à Itália e precisa viajar com seus filhos para lá, confira esse ‘post’ com algumas atrações pelo país.
Oi, eu sou a Lilian. Tive a oportunidade de morar na Itália por 5 anos e quero compartilhar essa experiência com vocês.
Neste blog eu vou contar tudo o que aprendi neste lugar tão cultural com dicas e informações preciosas através de um relato pessoal.
Andiamo con me in questa vera esperienza?
I got what you intend, regards for putting up.Woh I am glad to find this website through google. "Spare no expense to make everything as economical as possible." by Samuel Goldwyn.