Existem várias colônias europeias no Brasil com suas celebrações e eventos importantes. O povo itálico e seus descendentes não fazem diferente e comemoram todos os anos alguma festa italiana para manter as tradições vívidas.
A maior parte dessas festas são montadas na região sul e no estado de São Paulo, pois a maioria das vivências dessas pessoas estão nessas regiões.
Cada festa traz a essência do país a seus descendentes. Nas comemorações dá para experimentar comidas típicas de várias regiões da Itália, ouvir a famigerada tarantela e passar por diversas experiências interessantes dessa cultura. A comunidade italiana garante um ponto de encontro nesses ambientes.
Existem diversas festas que atraem grande parte da colônia italiana do Brasil. Como são diversos eventos, separaremos as festas italianas por mês de acontecimento.
Festas italianas no Brasil: conheça as principais
Festa italiana nacional da uva
A festa italiana nacional da uva ocorre de 2 em 2 anos em Caxias do Sul, no mês de fevereiro.
Essa cidade é situada na serra gaúcha. Ela tem o clima e arquitetura que lembram a Itália.
O evento é tradicional na cidade e eles fazem questão de permanecer comemorando. Desde a chegada dos primeiros imigrantes na região serrana, essa festa italiana é realizada.
A celebração da uva de Caxias do Sul ficou popular no país inteiro com o tempo e atrai turistas sempre que ocorre.
Uma das principais atrações é a carta de vinhos produzidos pelas vinícolas locais, que cai cada vez mais nas graças dos brasileiros pela qualidade e custo-benefício.
O evento tem entrada gratuita e contém músicas típicas, gastronomia e cultura regional italiana, além da eleição da rainha e princesas da festa da uva com as moças do local.
Festa tradicional italiana de Belo Horizonte
A festa tradicional italiana de Belo Horizonte acontece há vários anos, durante o mês de maio no bairro Savassi, sempre num domingo, com organização da ACIBRA – MG (Associação de Cultura Ítalo Brasileira de Minas Gerais). O evento é apoiado pelo consulado italiano e outras corporações ligadas ao país.
A festa italiana ficou tão enorme que uma via inteira da cidade precisa ser fechada para que ela ocorra.
Fazem 10 anos que a celebração acontece na cidade e atrai mais de 30 mil apreciadores da cultura italiana, sejam brasileiros descendentes ou italianos de nascimento.
Na festa tem danças típicas, gastronomia, comida brasileira e italiana para agradar pessoas de várias faixas etárias.
As barraquinhas de comidas são as mais buscadas, pois diversos restaurantes estão em peso por lá.
Festa de São Vito
Essa festa italiana ocorre há mais de 90 anos, no mês de junho, em São Paulo e iniciou-se visando arrecadar fundos para a Creche de São Vito no bairro do Brás, se mantendo até hoje como tradição.
Se você gosta da cultura italiana, precisa parar por lá para aproveitar o que há de melhor da comida italiana preparada pelas mamas do bairro. Há uma grande variedade, com um preço que cabe no bolso.
O evento ganhou tanta proporção que hoje é comemorado em 2 lugares na mesma rua, Polignano a Mare. O primeiro possui entrada gratuita e é uma quermesse que tem 28 barracas de gostosuras italianas; a segunda é realizada em uma cantina em que é cobrado um couvert artístico e há possibilidade de comer o menu completo. A festa italiana ocorre todos os finais de semana do mês de junho.
Festitália
A festa italiana de Blumenau é organizada pelo Lira Circolo Italiano di Blumenau em julho e exalta a tradição, a gastronomia, os vinhos e a sagacidade do povo italiano.
A festitália nasceu em 1994, com o fim de reavivar a cultura italiana e o amor pelo país.
Desde a primeira edição, a Festitália ocorre na Vila Germânica (antiga PROEB), com a participação de bandas regionais. A partir do terceiro evento, a Festitália se solidificou como uma festa para famílias e amigos, tornando- se uma enorme celebração dos italianos.
Depois que estourou a cultura italiana na cidade novamente, diversos grupos foram montados em Blumenau por conta da festa. Dentre eles foram formados o Lamar Italian Show, Giro in Itália, Vecchio Scarpone, Deco e Mônica, e diversos outros grupos folclóricos para conservar vívida a tradição italiana.
Nos arquétipos de hoje, a Festitália é um evento gastronômico e cultural em que é possível provar pratos típicos do país, beber vinhos incríveis e apreciar ótima música.
Festa italiana de São Caetano do Sul
Fazem 22 anos que a festa italiana de São Caetano do Sul resgata a cultura do país. Na cidade, é promovido um evento com comidas e bebidas de diversas regiões da Itália
As 24 localidades são representadas devidamente nessa festa do ABC Paulista, que reúne mais de 100 mil pessoas todos os anos, durante o mês de julho. Ela é organizada pela Comissão de Festejos da cidade.
Incanto Trentino
A festa italiana Incanto Trentino começou em outubro de 1988, em Nova Trento, Santa Catarina. Nos dias atuais é realizada no mês de agosto, celebrando os costumes e tradições das pessoas neotrentinas.
O evento é promovido pelo Circolo Trentino di Nova Trento.
O presidente do Circolo “Incanto Trentino” afirma que o evento foi inspirado em uma música composta por um ítalo-brasileiro chamado Ugo Gorgazzini, que homenageou os encantos de Trentino Alto Ádige, região de onde saíram os primeiros imigrantes, em 1875. Por vários anos, um coral infantil da cidade entoava a canção, que tinha uma estrofe lembrada até hoje: “Fiori, montagne e vino: l’incanto son del Trentino” (Flores, montanhas e vinho: são os encantos de Trentino).
Festa Nossa Senhora Achiropita
Esse evento é um dos mais procurados no país. Ele ocorre no bairro do Bixiga, no centro de São Paulo, em todos os finais de semana do mês de agosto.
A celebração é realizada há 80 anos, pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, para conseguir fundos que são revertidos para obras sociais.
São mais de 30 barraquinhas alastradas entre as ruas 13 de maio, São Vicente e Dr. Luiz Barreto.
Festa de San Gennaro
Essa festa italiana fecha o calendário dos eventos no país. Ela ocorre em setembro, no bairro da Moóca, afamado reduto da colônia italiana, que considera San Genaro um padroeiro.
A festa de San Gennaro não é diferente e também é promovida a céu aberto. Existem diversas barracas vendendo pratos típicos, mas também tem um jantar italiano completo em um galpão, só que a entrada é cobrada.
Aos sábados, o evento inicia às 18h e vai até às 0h. Já nos domingos, a celebração começa às 19h e acaba às 23h.
Com certeza você tem lugar de sobra para festejar, não é mesmo? Você só ficará de fora se quiser. Buone feste!
Oi, eu sou a Lilian. Tive a oportunidade de morar na Itália por 5 anos e quero compartilhar essa experiência com vocês.
Neste blog eu vou contar tudo o que aprendi neste lugar tão cultural com dicas e informações preciosas através de um relato pessoal.
Andiamo con me in questa vera esperienza?
Thank you for sharing superb informations. Your website is so cool. I am impressed by the details that you have on this blog. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found simply the info I already searched all over the place and simply couldn't come across. What a perfect website.