Veramente

ENTENDA O MAPA DA ITÁLIA COM REGIÕES E CIDADES

Lilian Ferro11 de novembro de 2022 por Lilian Ferro
Compartilhe

ENTENDA O MAPA DA ITALIA COM REGIOES E CIDADES

Para entender o mapa da Itália com regiões e cidades, basta ter em mente que a divisão do país é simples: regiões, estados e cidades, assim como é no Brasil. Todavia, como é um país diferente, é normal ficar confuso sobre como realmente funciona a divisão do território.

Por isso, preparamos este artigo, com todas as informações que você precisa para entender o mapa da Itália com regiões e cidades, além de mostrar o que cada região tem de mais especial. É só ficar conosco até o fim deste artigo. Vamos juntos?

Entenda o mapa da Itália com regiões e cidades: quais as regiões do país?

Cada uma dessas regiões é dividida em estados e cada estado possui diversas cidades, desde pequenas provinciais até grandes metrópoles e capitais. Neste sentido, a divisão do mapa da Itália com regiões e cidades é semelhante ao do Brasil. Veja abaixo as principais cidades de cada região.

Região central

Na região central da Itália é onde encontramos as regiões de Toscana, Marche, Umbria e Lazio. São estados relativamente conhecidos, principalmente a Toscana, resultando em um grande número anual de turistas. Algumas das cidades mais famosas da Itália estão nessa região do país. 

Entre as principais cidades desta região estão: Roma (Lazio), Florença, Pisa e Siena (Toscana), além de muitas outras cidades menos conhecidas, mas que também fazem parte da rica cultura italiana. 

Essa região do país tem aproximadamente 58 mil km2 e uma população estimada em 12 milhões de pessoas. Mas, além desse número, deve-se pensar que as ruas das maiores cidades vivem cheias de turistas, afinal, a Itália é o quinto país mais visitado do mundo e as cidades da região central estão entre as favoritas.

Região sul

Descendo para a região sul da Itália, vamos de encontro às regiões de Abruzzo, Campania, Molise, Puglia, Basilicata e Calábria, que compõem essa rica região do país. Para se ter referência, é nessa região que ficam “o bico” e  “o salto” da “bota”, como o mapa da Itália é carinhosamente referido.

Esta região também recebe muitos turistas, não apenas internacionais, mas os próprios italianos amam o sul de seu país. Isso se deve às praias paradisíacas da região, fruto da presença dos mares Adriático, Jônico e Tirreno. Ou seja, este destino é ideal para quem ama a praia, principalmente durante o verão!

 As cidades do sul são menos conhecidas que as de outras regiões, mas podemos citar Napoli (Campania) como exemplo de provinciais da região. Para se ter uma ideia, essa cidade possui mais de 4 milhões de habitantes, contando com sua região metropolitana, o que a torna a terceira maior do país, atrás de Roma e Milão, respectivamente. 

Região noroeste

A região noroeste é formada pelos estados: Valle d’Aosta, Piemonte, Liguria e Lombardia. Essa região faz fronteira com a França, Suíça e Áustria e é a região mais rica do país, bem como a mais populosa. Dessa forma, atrai não apenas turistas, mas também pessoas que desejam se mudar de vez para terras italianas.

Milão e Bérgamo (Lombardia), Genova (Liguria), Torino (Piemonte), entre outras, são as principais cidades desta região. Milão, capital da Lombardia, é um dos mais importantes centros financeiros, culturais e turísticos da Europa.

Como dito, muitas pessoas enxergam essa região do país como a melhor opção para morar na Itália, isso se deve ao fato de ser uma região mais desenvolvida economicamente, o que garante melhores salários e qualidade de vida. Esse pensamento não está errado, uma vez que 7 das 10 cidades mais ricas do país estão na região noroeste, foi o que apontou uma pesquisa do Ministério da Economia e das Finanças italiano.

Região nordeste

Esta é uma das regiões mais belas da Itália, além de ser uma das mais desenvolvidas também. As províncias que fazem parte dessa região são as seguintes: Trentino-Alto Adige, Friuli-Venezia-Giulia, Veneto e Emilia-Romagna. Estes estão entre os estados mais ricos do país. 

É nesta região que está a cidade de Veneza, um dos maiores cartões postais de toda a Europa. A cidade é capital da região de Veneto e formada por mais de 100 pequenas ilhas, fazendo com que ela tenha parte de seu território tomado pelas águas do Mar Adriático. Essa região é famosa pelo seu peso cultural, o que a torna perfeita para os amantes das artes. 

Além de Veneza (Veneto), essa região nos brinda com as cidades de Verona e Treviso (Veneto), Bolonha (Emilia-Romagna), entre tantas outras. A infraestrutura das grandes cidades da região chama atenção, o mesmo acontece com a qualidade de vida nas pequenas e médias. Dessa forma, o nordeste da Itália se consagra como uma região rica, tanto financeira quanto culturalmente.

Região insular 

Sim, a Itália também possui uma região insular, ou seja, ilhas que não fazem parte do território contíguo do país. São apenas dois estados, sendo eles: Sicília e a Sardenha. Nomes famosos, que certamente figuram no imaginário de quem deseja conhecer ou até mesmo morar em solo italiano. 

A capital da Sicília é Palermo e a Sardenha é Cagliari, porém há outras várias cidades nessas duas regiões. Estas duas ilhas, formam a chamada Itália insular, que teoricamente não é uma região, mas sim uma parte da região sul. 

A região possui um forte apelo turístico, afinal as ilhas banhadas pelo mar mediterrâneo proporcionam praias belíssimas, dignas de cartões postais. São opções ótimas para quem busca por regiões mais tranquilas, contato com a natureza, onde se pode descansar e apreciar a vista. 

Mapa da Itália com regiões e cidades: qual é a melhor para visitar e morar? 

Agora que você já conhece o mapa da Itália com regiões e cidades, é só fazer as malas e escolher o seu destino. Sobre qual a melhor região, seja para morar ou passear, vai depender do que você gosta e procura, afinal é uma experiência muito singular e cada pessoa tem a sua favorita. 

CTA 2

Se você gosta de animação, as grandes cidades da região nordeste e central podem te animar, se você prefere calmaria, talvez a região sul e insular sejam mais a sua cara. De qualquer forma, a Itália é um país rico em cultura e belezas naturais, então todos os cantos do país merecem ser vistos e apreciados. Arrivederci!

Lilian Ferro

Lilian Ferro

Oi, eu sou a Lilian. Tive a oportunidade de morar na Itália por 5 anos e quero compartilhar essa experiência com vocês. Neste blog eu vou contar tudo o que aprendi neste lugar tão cultural com dicas e informações preciosas através de um relato pessoal. Andiamo con me in questa vera esperienza?

Comentários

35.01hvkz3ecnv6s5pqgjbyf9m82p@mail5u.xyz
35.01hvkz3ecnv6s5pqgjbyf9m82p@mail5u.xyz 2024-05-11 07:18:21

eum rerum ut voluptatibus commodi vero cum illum iure architecto debitis autem aliquam. illo recusandae earum aut sit voluptatem qui. qui ut est et nihil fugit et et suscipit repellat.

35.01hvkz3ecnv6s5pqgjbyf9m82p@mail5u.run
35.01hvkz3ecnv6s5pqgjbyf9m82p@mail5u.run 2024-04-17 05:34:28

similique perspiciatis voluptatibus culpa et perspiciatis repellat aut perferendis beatae deleniti nihil. temporibus aut debitis facilis consequatur harum rerum modi est et corporis qui atque quidem c

Deixe seu comentário

Descubra veramente como um italiano

Pesquise no blog

Assista nossos vídeos no Youtube

Inscreva-se no nosso canal