Veramente

6 DRINKS ITALIANOS FAMOSOS PARA VOCÊ PREPARAR

Lilian Ferro29 de abril de 2023 por Lilian Ferro
Compartilhe

drinks italianos

Que tal unir o amor por bebidas alcoólicas com a paixão pela Itália? Se essa ideia lhe pareceu interessante, saiba que os drinks italianos não ficam atrás da culinária do país, sendo um espetáculo de sabores para o seu paladar. Conhecida por seus vinhos, licores e coquetéis, a Itália oferece uma grande variedade de bebidas deliciosas capazes de agradar a todos os gostos.

Pensando nisso, trouxemos esse artigo para apresentar 6 drinks italianos para fazer em casa e relaxar no fim de semana ou impressionar seus convidados. Desde o clássico Negroni até o refrescante Aperol Spritz, você descobrirá todos os sabores que a Itália pode oferecer. Acompanhe!

CTA 2

1- Negroni

O Negroni tem origem italiana, mas é conhecido em todo o mundo. O coquetel é feito com gin, Campari e vermute doce. É um dos drinks italianos mais ousados, sendo dono de um sabor único que combina amargo e doce, perfeito para ser servido como aperitivo. 

A origem do famoso drink é um tanto curiosa: reza a lenda que um conde italiano chamado Camillo Negroni pediu ao seu barman para fazer um drink mais forte adicionando gin ao seu coquetel americano. Isso ocorreu no início do século XX e o resultado foi um drink que espalhou-se por todo o mundo.

O Negroni pode ser apreciado em qualquer época do ano, mas seu auge é no verão, graças à sua combinação refrescante de sabores. Os mais tradicionais também insistem que ele deve ser servido em um estilo padrão, com gelo e uma fatia de laranja para decoração. Esse drink também ganha pontos por ser fácil de encontrar em bares de todo o mundo.

2- Martini

O Martini é mais um exemplar dos drinks italianos que romperam fronteiras e fizeram sucesso mundo afora. Sua origem é atribuída a um empresário italiano chamado Alessandro Martini, no ano de 1863. A bebida é feita combinando gim e vermute seco e é servido com uma rodela de azeitonas ou limão. Mesmo possuindo uma receita simples, não deixa de ser um coquetel elegante elegante, um símbolo de sofisticação.

Além da elegância, ele também é conhecido por ser versátil, afinal, há diversas variações, incluindo versões com vodka e frutas, o que permite explorar diferentes sabores. Mas independente dos ingredientes, o Martini é a escolha ideal para quem procura um coquetel clássico para qualquer ocasião.

3- Spritz

O Spritz tem se tornado bastante popular nos últimos anos com sua receita elegante à base de vinho branco espumante, Aperol ou Campari e água com gás. É um drink ideal para o verão e para quem não gosta de sabores marcantes. Sua origem é atribuída à região de Veneto e ele é considerado parte da cultura regional.   

A bebida costuma ser servida em um copo alto com gelo e uma rodela de laranja para decorar. A combinação de cores e sabores cítricos da bebida a torna perfeita para ocasiões como um brunch até um jantar casual. Além disso, por ser um coquetel fácil de preparar em casa, o Spritz é ideal para impressionar amigos e familiares.

4- Limoncello

Você curte bebidas feitas à base de limão? Se sim, então certamente o limoncello estará entre os seus drinks italianos favoritos. Trata-se de um licor doce e refrescante feito de limão, álcool e açúcar. Uma bebida tão simples quanto popular no país da bota, sendo muitas vezes servida como uma após o jantar. 

Sua popularidade é mais notória na região da Campânia, no sul da Itália, onde ele é feito com limões cultivados na região. Por mais que ele seja fácil de preparar em casa, também está disponível em lojas especializadas em todo o mundo. 

Como dito, ele costuma ser servido após refeições pesadas, por ser um auxílio na digestão. No entanto, ele também pode ser usado em coquetéis como o Limoncello Spritz feito com limoncello, vinho branco e água com gás, entre outros drinks italianos.

5- Amaro

Amaro é um licor italiano amargo feito de ervas, especiarias e frutas, o que faz com que ele tenha um sabor marcante, amado por muitos. Também é habitual que ele seja servido após o jantar e usado como ingredientes em coquetéis. Por ser uma bebida amarga, ele costuma ser saboreado em pequenas porções.

Ele é feito em várias regiões da Itália, cada uma com sua receita, podendo ter um grande número de variações, além de poder ser servido gelado em copos pequenos ou em temperatura ambiente. Drinks italianos como o Negroni, por exemplo, podem ser feitos com Amaro, assim como como o Americano e o Spritz. Ele é perfeito para quem não tem medo de bebidas amargas!

Que tal experimentar essa e outras delícias da Itália em sua fonte, no próprio país? Para conseguir isso, descubra qual é o primeiro passo para tirar cidadania italiana e tire esse sonho do planejamento!!

6- Bellini

Originário de Veneza, Itália, o Bellini é um coquetel criado por Giuseppe Cipriani por volta de 1948. Também é famoso em várias partes do mundo, especialmente em casamentos e outras festas especiais. Ele é feito com uma combinação de suco de pêssego e Prosecco. 

O Bellini tem um sabor suave e doce, com notas frutadas, sendo uma bebida refrescante, ideal para eventos diurnos. É de costume que ele seja servido em um copo de champanhe ou flauta, com gelo e uma fatia de pêssego para decorar. O Bellini é um clássico coquetel italiano que merece ser experimentado por todos os amantes de bebidas.

Esses são apenas alguns exemplos de deliciosos drinks italianos, afinal o país reserva muitos outros sabores que merecem ser apreciados sem moderação! Mas e você, qual das bebidas que mostramos hoje mais chamou sua atenção? Seja qual for, não perca tempo e experimente essa delícia!

Arrivederci!

Lilian Ferro

Lilian Ferro

Oi, eu sou a Lilian. Tive a oportunidade de morar na Itália por 5 anos e quero compartilhar essa experiência com vocês. Neste blog eu vou contar tudo o que aprendi neste lugar tão cultural com dicas e informações preciosas através de um relato pessoal. Andiamo con me in questa vera esperienza?

Deixe seu comentário

Descubra veramente como um italiano

Pesquise no blog

Assista nossos vídeos no Youtube

Inscreva-se no nosso canal