Veramente você pode gostar disso...
Deixe seu comentário
Descubra veramente como um italiano
O conceito de ir a um bar, e a definição de bar, é bem diferente na Itália do que em qualquer país anglo-saxão ou do norte da Europa.
Na Itália, um bar é um local para se refrescar, onde se pode tomar um café ou cappuccino pela manhã (estritamente consumido no período da manhã) acompanhado de um croissant. Ao longo do dia, o bar também serve cafés, sucos e bebidas alcoólicas, mas a ideia é fazer uma parada rápida para um lanche ou bebida, em vez de ficar por longos períodos. Na Itália, há bares em quase todas as esquinas, e alguns são licenciados para vender cigarros e tabaco.
Socialmente, os bares em pequenas cidades podem ser um ponto de encontro, mas sua estrutura e conceito geral ainda permanecem os de uma parada rápida, embora muitos idosos os utilizem como um local para jogar cartas e conversar sobre esportes ou política. É muito comum, especialmente em cidades pequenas e vilarejos, ter um bar na praça principal que se torna o ponto de encontro de muitos.
Esse, na minha opinião, é o bar tradicional (“vecchio stampo” em italiano) da pequena cidade suburbana. Em todo o país, é possível encontrar um bar chamado “Sport Bar”, localizado perto do centro ou em um beco longo. Eles são associados a risos e diversão, embora seja difícil encontrar jovens que frequentem esses bares atualmente. Não deixe o nome enganar, pois eles não têm nenhuma ligação com esportes, nem de forma mais ampla.
Exemplo de Sport Bar na Itália
Esses bares, por outro lado, são uma verdadeira tradição nacional que foi passada de geração em geração e parece ter permanecido imune ao passar do tempo. Até mesmo os móveis frequentemente são os mesmos de 40 ou 50 anos atrás.
No entanto, algo mudou nos últimos anos. O “Sport Bar” nas grandes cidades não é o mesmo que o das pequenas cidades. É um bar que abandonou as tradições em favor das novas tendências. Vale a pena conferir!
Os Bares na Itália estão mudando
Alguns bares podem ser chiques e bem grandes, e, nesses casos, sua função é muitas vezes ser um local social, especialmente no verão, quando o bom tempo permite uma agradável experiência ao ar livre. Nesses locais, é possível ver muitas pessoas curtindo um gelato ou uma bebida gelada no pátio.
Embora não tenham sido feitos para serem restaurantes, nos últimos anos os bares começaram a servir comida, especialmente no horário de almoço, oferecendo desde sanduíches frescos ou tramezzini até refeições quentes. O bar é uma maneira rápida de se alimentar, sem gastar muito e sem precisar ir muito longe do trabalho ou do escritório.
Os bares são, em sua maioria, familiares e ficam abertos desde o início da manhã até altas horas da noite. Eles também podem ser um local rápido para comprar pequenos itens, como leite ou água. Na Itália, é legal comprar bebidas alcoólicas para levar de bares e consumir nas ruas. Isso, é claro, não justifica ou permite comportamentos inadequados.
Os bares estão tipicamente localizados em pontos estratégicos com vistas deslumbrantes, em locais históricos ou áreas especialmente bonitas do país. Em tais lugares, é uma boa ideia passar algumas horas relaxando e apreciando a vista, seja em boa companhia ou talvez com um bom livro. Muitas cidades, como Roma, Veneza e Florença, possuem praças tão lindas que seria uma verdadeira pena não sentar e aproveitar a beleza local, enquanto se saboreia um delicioso café.
Aperitivo na Itália
Os bares também são o ponto focal de um ritual italiano muito popular: o aperitivo. Após o trabalho, os italianos adoram ir ao bar favorito e tomar uma bebida leve enquanto comem alguns petiscos. Isso se tornou ainda mais popular nos últimos anos, e a maioria dos bares agora oferece uma ótima seleção de alimentos leves.
É possível confirmar isso andando por qualquer cidade após as 18h. O aperitivo é popular entre os italianos. Não se trata tanto de comer algo delicioso, mas de uma tradição de longa data. É um momento de lazer e descontração, seja imediatamente após o trabalho ou no final do dia. O bar frequentemente transforma essa ocasião em um jantar mais leve e antecipado, mas sempre no mesmo local e, mais importante, com boa companhia.
Algumas cidades até chamam isso de apericena (uma combinação das palavras “jantar” e “aperitivo”), mas cuidado. Essa palavra não é bem recebida por todos!
Como pagar nos bares italianos?
Em relação a pagamentos e taxas, há algumas coisas que os estrangeiros devem lembrar. Cartões de crédito ainda não são bem aceitos em alguns bares, portanto, sempre carregue um pouco de dinheiro para emergências. Lembre-se também que não é possível adicionar gorjetas à conta de cartão de crédito.
Você pode se sentir à vontade se estiver visitando grandes cidades como Florença, Turim ou Nápoles. No entanto, em algumas localidades, o pagamento em dinheiro ainda é muito popular, e os donos podem ficar muito bravos se você tentar pagar com cartão! Melhor se preparar e não correr riscos.
Nesses casos, no entanto, gorjetas não são muito importantes. Se você estiver em pé enquanto come ou bebe, basta deixar um trocado ou nada, o que não é um grande problema, especialmente em bares menores.
Se decidir sentar-se, os preços provavelmente aumentarão e muitas vezes até dobrarão. Outra coisa a se ter em mente é que pedir contas separadas é incomum na Itália, embora não seja impossível ou ilegal. Também é comum pagar antecipadamente quando fizer um pedido no bar durante as horas de pico. Apenas tenha certeza de obter um recibo com o que foi pedido e pago.
Uma última dica importante: nas horas da manhã, pode haver muita gente nos bares italianos. Para ser atendido, você precisa se dirigir ao bar e fazer seu pedido de forma bem audível.
Só finja que está no mercado de ações. Acredite, isso provavelmente garantirá um atendimento rápido e preciso.
Veja mais posts interessantes clicando aqui.
Veja mais conteúdos sobre Cidadania Italiana aqui
Descubra veramente como um italiano