Os artistas italianos estão entre os mais famosos de todo o mundo, desde a Idade Média até os tempos atuais. As pinturas e obras italianas decoram museus, igrejas e paredes de colecionadores. Não é surpresa que a Itália seja praticamente uma exposição de arte a céu aberto. Mas muitas pessoas não sabem quais são os nomes por trás de muitas dessas obras magníficas.
Pensando nisso, trouxemos este artigo para falar um pouco sobre a trajetória dos 10 principais artistas italianos e como eles escreveram seus nomes na história. Se você é apaixonado por arte e pela Itália, então esse post é para você. Continue lendo!
1- Leonardo da Vinci
Para abrir a lista, não poderia ser outro nome além de Leonardo da Vinci, que é reconhecido por muitos como um dos maiores pintores da história. Mas, mais do que isso, ele também foi cientista, inventor e engenheiro. Um verdadeiro gênio!
Tendo vivido entre 1452 e 1519, Da Vinci foi responsável por diversas obras que marcaram história. Suas peças mais famosas são: “Mona Lisa” (Museu do Louvre), “A Última Ceia” (Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão) e o Homem Vitruviano (Gallerie dell’Accademia, em Veneza). Certamente, um dos maiores artistas italianos de todos os tempos!
2- Michelangelo Buonarroti
Outro grande nome entre os artistas italianos é Michelangelo Buonarroti, que viveu entre 1475 e 1564 e deixou seu legado na arte. Ele era pintor, escultor, poeta, anatomista e arquiteto. Ele começou sua carreira como escultor e posteriormente migrou para a pintura.
Suas obras mais famosas foram a escultura Pietà, que retrata a virgem Maria segurando o corpo sem vida de seu filho, Jesus, e também o famoso teto da Capela Sistina no Vaticano, um dos principais pontos turísticos da Itália.
3- Sandro Botticelli
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, conhecido como Sandro Botticelli foi um pintor italiano de grande renome durante o período renascentista. Seus quadros retratavam mitologias, belas mulheres e natureza, sempre regados a muitas cores.
Ele teve muitas pinturas reconhecidas como marcos do renascimento, como “A Primavera”(Galeria Uffizi, em Florença) ou “Vênus e Marte”(Galeria Nacional de Londres), mas com certeza, seu maior êxito foi o quadro “O Nascimento de Vênus” (Galeria Uffizi, em Florença), um dos mais famosos da história e ícone da cultura pop.
4- Caravaggio
Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um pintor italiano, conhecido principalmente por seu estilo realista e dramático, que marcou seu estilo de arte. Ele pintou por um período relativamente breve, mas foi o suficiente para garantir seu lugar entre os maiores artistas italianos.
Seus principais quadros são “A Conversão de São Paulo”(Igreja de San Luigi dei Francesi, em Roma), “O Jovem Bacchus Ferido” (obra foi perdida) e “A Ceia em Emaús” (Galeria Nacional de Arte, em Londres). Ele viveu a maior parte de sua vida em Roma, onde se dedicou a pintar quadros inspirados na religião católica e em suas crenças.
5- Gian Lorenzo Bernini
Gian Lorenzo Bernini foi um escultor de grande fama na Itália e fora dela. Ele viveu entre os anos de 1598 e 1680, deixando para trás uma quantidade impressionante de obras, muitas delas expostas na Itália até hoje.
“Êxtase de Santa Teresa” (Igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma), “Os Quatro Rios”(Fontana dei Quattro Fiumi, em Roma) e “Baldacchino de São Pedro” (Basílica de São Pedro, no Vaticano) foram suas esculturas mais cultuadas, sendo que todas estão disponíveis para visitação no país da bota. Ele foi um dos maiores nomes do movimento Barroco e inspirou milhares de artistas no ocidente.
6- Rafael Sanzio
Rafael Sanzio é mais um representante da leva de artistas italianos que deixou um legado de sucesso e obras-primas para o mundo. Ele foi um pintor e arquiteto durante o Renascimento, sendo considerado um dos maiores nomes desse movimento na Itália.
Algumas de suas obras-primas são “A Escola de Atenas” (Stanza della Segnatura, no Vaticano), “A Virgem do Jardim” (Galeria Palatina, em Florença), e “A Transfiguração” (Galeria Nacional de Arte Antiga, em Roma). Grande parte de seu acervo foi criado para decorar igrejas de palácios de Roma, onde estão expostos até hoje, mostrando sua grandeza.
7- Tintoretto
Jacopo Comi, conhecido como Tintoretto foi um pintor que exerceu sua profissão durante o final do Renascimento e início do período Barroco. Sua arte decorou as principais igrejas de Veneza, onde viveu toda sua vida.
Para quem deseja conhecer seu trabalho, as principais pinturas são “A Última Ceia”(Igreja de San Giorgio Maggiore, em Veneza), “Susana e os Anciãos” (Galeria Nacional de Arte Antiga, em Roma), e “O Paraíso” (Palazzo Ducale, em Veneza). Para muitos, ele é o maior pintor da história de Veneza, sendo admirado até os dias atuais.
8- Titian
Titian foi um pintor renascentista italiano que marcou seu nome na história da arte ocidental. Até hoje, ele é considerado por muitos como um dos principais representantes da escola veneziana de pintura.
Suas pinturas, sempre cheias de cor e vida, representavam a sensualidade e a beleza ideal. Suas pinturas mais famosas são “Vênus de Urbino”, “Assunção da Virgem” e “Baco e Ariadne”. Durante anos, ele trabalhou para o rei Felipe II da Espanha. Todas estão expostas no Galeria Uffizi, em Florença.
9- Antonio Canova
Antonio Canova viveu entre 1757 e 1822, tendo sido escultor por grande parte de sua vida adulta. Sua arte seguia o estilo neoclássico e Canova era considerado um dos maiores artistas italianos de seu tempo. Ele trabalhou para o Papa e a família real espanhola, entre outros membros de renome da sociedade.
Algumas de suas obras mais famosas incluem “Amor e Psique”(Museu do Louvre, em Paris), “Hebe”(Galeria Borghese, em Roma), “Os Três Graças” (Galeria degli Uffizi, em Florença) e “O Perseu Triunfante”( Museu Hermitage, em São Petersburgo). Suas esculturas foram criadas em vários materiais, incluindo mármore, bronze e gesso.
10- Giorgio Morandi
Por fim, Giorgio Morandi foi um dos artistas italianos mais importantes do século XX. Ele ficou famoso por suas pinturas e gravuras de naturezas-mortas, que tinham um tom de beleza misturado com mistério. Boa parte de suas obras mostravam objetos comuns, como garrafas, jarros e caixas, dispostos em composições simples e tranquilas.
Morandi é lembrado como um dos mais importantes artistas de sua geração, sendo considerado um dos principais representantes do movimento modernista italiano. Suas principais obras são “Naturaleza Muerta” (Museo Thyssen-Bornemisza, em Madri) e “Natura Morta” (Galeria de Arte Moderna, em Milão).
Viu só como a Itália foi berço de grandes nomes das artes? O país, que é famoso por sua culinária, moda e arquitetura, não fica para trás quando o assunto é arte. Por isso, se você é um apreciador das coisas belas na vida, certamente amará passear pelas ruas dessa terra encantadora e ver essas obras de perto!
Oi, eu sou a Lilian. Tive a oportunidade de morar na Itália por 5 anos e quero compartilhar essa experiência com vocês.
Neste blog eu vou contar tudo o que aprendi neste lugar tão cultural com dicas e informações preciosas através de um relato pessoal.
Andiamo con me in questa vera esperienza?
Thanks forr sharing your thoughts. I trulpy appreckate your
efforts and I will be waiting for your further post thanks once again. https://Www.waste-NDC.Pro/community/profile/tressa79906983/